segunda-feira, 16 de maio de 2011

Padrão de Beleza

Não é de hoje que somos sistematicamente dominados pela ditadura da beleza e pela valorização da estética. Olhamos nas telas da TV, nas páginas das revistas, dos jornais, nos sites de entretenimento, nas peças publicitárias e encontramos corpos expostos como o ideal da perfeição. Imagens essas, que refletem minimamente os padrões reais da população.
Muitas pessoas, principalmente mulheres, cultuam o corpo. Algumas chegam a viver diariamente dentro clínicas estéticas, salões de beleza e academias. Sem falar da dieta alimentar, que é seguida a risca. Todas almejando os mesmos objetivos: buscar nas atividades físicas e nos melhores tratamentos o “corpo perfeito”, ideia que a mídia impõe na sociedade, desde 1980, época em que a beleza ganhou mais espaço nos holofotes.
O problema começa a partir do momento em que a pessoa começa a prejudicar a própria saúde para conseguir aquilo que ela acredita ser bonito. A busca desenfreada pela “beleza perfeita” pode vir a gerar um fanatismo doentio, e isso acabou e ainda acaba com a vida de muita gente. Existem doenças que estão ligadas diretamente a isso, como por exemplo a anorexia e bulimia, que afetam principalmente jovens de 12 a 25 anos e em 90% dos casos mulheres.
A questão é que, aparentemente, a mídia é colocada como a "vilã" desse problema, como se fosse a mídia que impõe os tais padrões de beleza, mas será que é a mídia que tem a culpa ? Não seria a sociedade em si ? Dê sua opinião.


     
(Sara Batista)


Um comentário:

  1. Na minha opinião é a sociedade que tem culpa, pq eles acreditam em td q passa na tv, nas revistas, etc, não pode acreditar em td q passa tv, nem td q passa é certo.

    ResponderExcluir