sexta-feira, 8 de abril de 2011

Parmênides x Heráclito




Há mais de 20 séculos são discutidas várias concepções sobre a vida e os seres. Duas dessas teorias, hoje, constituem linhas de pensamento de enorme influência, e foram lançadas por grandes filósofos: Parmênides e Heráclito.

Ligada a uma corrente mais radical, a teoria de Parmênides sobre o "ser" é exemplificada pela frase: "O Ser é; o não-Ser não é." Como algumas pessoas de hoje em dia, ele dizia que cada "ser" tem uma IDENTIDADE (características que fazem um ser existir) imutável. Quando um "ser" se modifica e perde sua identidade ele deixa de existir. Como exemplos desse pensamento existem aquelas pessoas que não acreditam na reabilitação de um dependente químico, pois acham que a sua identidade de "ser-drogado" é imutável.

Em oposição a essa linha filosófica, Heráclito afirma que "um mesmo homem nunca pode entrar duas vezes no mesmo rio". Com essa frase ele defende a ideia de que a "identidade imutável" de um ser é a própria mudança, chamada de DEVIR. Ou seja, um "ser" só é "ser" se for uma matéria em constante devir. O cantor Lulu Santos segue essas ideias que estão expressas em sua música "Como uma Onda no Mar" (http://letras.terra.com.br/lulu-santos/47132/).

E você? Acredita na mudança de um ser ou acha que a pessoa é o que é eternamente?

(Gabriel Guilherme)

Nenhum comentário:

Postar um comentário