quarta-feira, 30 de março de 2011

O Positivismo no Brasil

O Positivismo de Augusto Comte encontra aceitação no Brasil. Influenciou na discussão política, principalmente entre os militares.

Na bandeira do Brasil lê-se a máxima política positivista Ordem e Progresso, representando uma sociedade justa, fraterna e progressista.

Houve no Brasil dois tipos de positivismo: positivismo ortodoxo, o mais conhecido, ligado à Religião da Humanidade e o positivismo heterodoxo, que se aproximava mais dos estudos primeiros de Augusto Comte que criaram a disciplina da Sociologia.

A palavra positivista expressa uma teoria que exclui toda negação e doutrina contraditória, afirma somente o positivo segundo o que é percebido pelos sentidos.

(João Pedro Napoli)

Um comentário:

  1. Este tema é bastante complexo, pois a grande parte da sociedade não se importa com assuntos como este, mas por outro lado, aqueles que tem a oportunidade de adentrar nesta aventura cultural, aprende a pesquisa sobre o assunto e assim fiz pesquisei sobre o assunto e aprendi um pouco sobre o tema, e estou postando um texto que vi na minha pesquise, para assim dividir em outras palavras que positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.

    Obrigado pela oportunidade de aprender algo novo.

    ResponderExcluir