sexta-feira, 4 de março de 2011

A Ciência da Sociedade

"Um outro mundo é possível."
Criada durante a Revolução Industrial, na Inglaterra do século XIX, a Sociologia tem a função básica de explicar, ao próprio homem, o que ele é, baseada nas relações sociais e organizações humanas. Nos últimos anos, esse estudo da sociedade tem-se mostrado cada vez mais necessário.

O Fórum Mundial Social, evento anual, enumerou os sete problemas mais graves do século XXI, visando solucioná-los. São eles:
  1. Intolerância
  2. Má distribuição da riqueza
  3. Modificações do mercado de trabalho
  4. Doenças
  5. Desequilíbrio Ecológico
  6. Superpopulação e a fome
  7. Estereótipos
- Intolerância
A hostilidade humana em relação a outras culturas e a recusa na aproximação delas só aumenta, intensificando, ainda mais, os conflitos étnicos, como os da Palestina.

- Má distribuição da riqueza
A base da sociedade capitalista: "o de cima sobe e o debaixo desce". Enquanto uma pequena parcela da população vive sob o luxo de uma vida muito confortável, acumulando gradativamente as riquezas mundiais, a maior parte dos habitantes do planeta constitui uma sociedade miserável, que busca diariamente sua sobrevivência.

- Modificações do Mercado de Trabalho
Com a inserção das máquinas no mercado de trabalho, o desemprego vem aumentando. Para concorrer com as novas tecnologias, é exigida das pessoas maior especialização e maior conhecimento, o que nem sempre é fácil de se obter.

- Doenças
Em pleno século XXI, doenças como a AIDS e a Dengue, de fácil prevenção, continuam presentes. Será a ignorância sobre as medidas preventivas ou o descaso em relação ao próprio corpo e saúde que mantém tais epidemias? Provavelmente, as duas coisas.

- Desequilíbrio Ecológico
O ser-humano é a única espécie capaz de destruir seu próprio hábitat. Seremos nós os causadores do nosso próprio fim? O planeta Terra parece vingar-se de todo o mal que sofre, com terremotos, tsunamis, enchentes, etc

- Superpopulação e a Fome
A proliferação da praga humana (no sentido original da palavra) é crescente. Biologicamente, podemos nos adaptar a qualquer lugar, desde os mais frios aos mais quentes, e isso superlota o planeta. Com a hipertrofia mundial e a desigualdade social, a fome é uma consequência inevitável.

- Estereótipos
Apoiados pela indústria da beleza, os estereótipos tornam-se desculpas para agressões e ridicularizações. Só é homem o forte; só é mulher a frágil; só é belo o magro; só é bom o rico. Todos estes rótulos são dados para extravazarmos nossa raiva em cima das diferenças entre as pessoas.

Os problemas já foram citados. Dê sugestões para a resolução deles nos comentários.

(Gabriel Guilherme)



Nenhum comentário:

Postar um comentário