quinta-feira, 17 de março de 2011

A divisão do trabalho social

Durkheim
Durkheim (1858-1917) é um dos fundadores da sociologia, tem o principal interesse em revelar os fatores que possibilitam a coesão (unidade, estabilidade) e a permanência (ou continuidade) das relações sociais ao longo do tempo. A existência de uma única sociedade é possível do grau de consenso entre seus indivíduos. Há dois tipos de solidariedade: a mecânica e a orgânica. 

Solidariedade Mecânica

A solidariedade mecânica é formada por agrupamentos humanos que compartilham mesmas noções e valores sociais, às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo, a correspondência de valores assegura a coesão social.

Solidariedade Orgânica 

Existe a solidariedade orgânica que é do tipo que predomina nas sociedades ditas "modernas" ou "complexas" do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (o conceito deve ser aplicado às sociedades capitalistas). Para garantir a coesão social, aonde predomina a solidariedade orgânica, a coesão social não está ligada a crenças e valores sociais, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o direito.

(João Pedro Napoli)

Nenhum comentário:

Postar um comentário