terça-feira, 15 de março de 2011

Haiti, a brincadeira de tentar viver

Vimos e vemos notícias do Haiti, sobre suas tragédias naturais, desmandos políticos,corrupção, pobreza, fome, subnutrição, abandono, tristeza. Tristeza?

Quando vejo estas crianças sorrindo, gargalhando com uma simples brincadeira, um pouco de atenção, logo percebemos: Como somos infelizes.
São poucas as coisas que nos fazem sorrir, contentar. Vivemos atrás da felicidade como se ela fosse um objetivo final. Felicidade é o caminho da vida, é a maneira como encaramos nossa existência. O capitalismo, o sucesso e a tal prosperidade que tanto se busca, fica tão insignificante quando olhamos para o Haiti diante de tantas desgraças e percebemos que aqui, eles não sofrem por sofrer. Apenas sofrem, devidos a tudo que lhes fora tirado, do governo corrupto, e que impede ajuda financeira da ONU e dos outros países, e por consequência toda e qualquer ajuda fica embargada. Governantes assassinos! Sua corrupção faz morrer, crianças com epidemia de cólera e outras doenças, homens e mulheres de fome, de Aids e outras doenças infecto contagiosas. Em Março agora haverá eleição, que Deus abençoe essas eleições, para que volte a haver dignidade!
Esse governantes assassinos não conseguiram matar o sorriso dessas crianças a  brincadeira de tentar viver. Isso tudo me lembra o filme italiano A Vida é Bela com Roberto Benigni, onde o pai em meio à guerra, brinca de faz de conta com o filho para que ele não perceba que a guerra é de verdade.
As crianças do Haiti vivem esse faz de contas, brincam de tentar viver, e fazem disso o motivo para o sorrir, para o crer em vida melhor.
Percebo através de seus pequenos olhos, um brilho de vida, como algo muito raro, um brilho que é reflexo de um sol interior, que quer fazer a vida valer a pena.




Como temos que aprender com eles.


O que me causa revolta e indignação, é que existem milionários por esse mundo afora que com um pouco só de boa vontade fariam muito por este país. Mas a idolatria pelo seu deus dinheiro, faz de seus corações cofres lacrados!
Haiti, Haiti, que hoje nos ensina que somos infelizes, e que a alegria não está nas coisas.
O mundo está assim, a maioria dos habitantes deste planeta gostam de coisas, de sucesso de realização, de si mesmos, são egoístas.


Sabem quando o mundo vai mudar? Quando tiver gente que goste de gente!
Temos que parar olhar para as dores do nosso umbigo..
Olhe ao seu lado e encontre seu Haiti, ajude e aprenda. São nesses lugares que encontramos os maiores aprendizados e as melhores realizações da vida.


Sejam felizes de verdade, goste de gente!

 Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho nos olhos, sempre haverá guerra. (Bob Marley)
( Natália e Mariane )

Um comentário:

  1. Ache esse testo mto interessante,pois mostra que mesmo com o sofrimento hj eles ainda conseguem ter um sorriso no rosto e FÉ (:

    ResponderExcluir