Descartes foi um dos mais importantes filósofos e matemáticos da Idade Moderna, porque rompeu com o teocentrismo da Antiguidade e adotou o antropocentrismo racionalista como base para suas teorias.
Como primeiro passo, Descartes duvidou de tudo e de todos, para, pouco a pouco, comprovar ou não as certezas que possuía antes. Esse foi o 'start' para a sua teoria: a Hipótese do Sonho. Ele dizia: "quando estamos num sonho, achamos que é a realidade. Por isso, podemos estar sonhando agora".
Porém, através de deduções lógicas, o filósofo chegou a uma conclusão, a uma verdade absoluta: "se tudo que 'vivo' é um sonho, posso afirmar que quem pensa o sonho sou eu". Dessa afirmação surgiu a famosa frase "Penso, logo existo", que conceitua o primeiro Axioma Cartesiano (dogma de Descartes que afirma sua existência).
Posteriormente, como consequência do primeiro axioma, Descartes pensou que, se ele existia como um pensamento, deveria haver um corpo que produzisse tal pensamento. Esse é o 2º Axioma: ele existia como corpo e pensamento. Senão, ele teria de aceitar a hipótese absurda de que pensamentos ficassem soltos por aí...
Então.. Esse é o início da teoria cartesiana. Você concorda com essa parte do pensamento de Descartes ou não? Você acredita que tudo isso que vivemos é apenas um sonho? Dê sua opinião.
(Gabriel Guilherme)
Nenhum comentário:
Postar um comentário