Platão, um dos maiores, senão o maior filósofo existente, devido a suas teorias, influencia até hoje praticamente todo o ocidente do Planeta Terra.
Ele elaborou uma tese de que o ser-humano dividia-se em duas partes: o Corpo, que 'percebia' o Mundo dos Sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar) e a Alma, responsável pelo Mundo das Ideias. Platão dizia que o Mundo das Ideias era perfeito e que tudo que pertencia ao Mundo dos Sentidos não passava de uma cópia imperfeita de uma única ideia original.
Baseado nesses pensamentos, Platão criou a 'figura' de Deus para explicar os elementos que já existiam antes da humanidade, como as árvores, o Sol, a água, etc.. Para ele, Deus era uma Alma Pura, já que não possuía Corpo, e Eterna, porque não tinha nascimento nem morte.
Conclusão:
Platão defendia que para uma pessoa, um filósofo alcançar a sabedoria, ele deveria se desprender do Mundo dos Sentidos e viver apenas no Mundo das Ideias. Para o filósofo, todos os seres-humanos já possuem todas as Ideias existentes no mundo consigo (já que somos um pedaço da 'alma pura' de Deus) que, porém, são atrapalhadas por nossos sentidos.
Você concorda com a teoria de Platão? Opine.
(Gabriel Guilherme)
Nenhum comentário:
Postar um comentário