No livro O Manifesto Comunista, Karl Marx estabeleceu uma relação entre Exploração, Salário e Mais-Valia, que pode nos parecer errada, mas faz sentido.
Diferentemente do que a maior parte da população pensa, não é o baixo salário que gera a miséria, e sim a miséria que mantém baixos os salários. Isso ocorre porque no "mercado" de trabalho, os operários são vistos apenas como "mercadorias".
Essa é a lei da Oferta e Procura:
- quanto mais donos da força de trabalho desqualificados existirem, menor será o salário pago a eles, porque qualquer outra pessoa poderia fazer seu trabalho caso eles pedisses aumento salarial.
- quanto menos pessoas qualificadas, estudadas, etc. existirem, maior será o salário delas, porque se alegassem baixo salário e se demitissem, seria muito mais difícil achar outro profissional para seu cargo.
Concluindo, os miseráveis são necessários na sociedade capitalista, pois são eles que ocupam os cargos como "sub-espécies". Essa Exploração serve como base para a manutenção dos baixos Salários, porque gera desigualdades entre a qualidade de cada operário. Os baixos salários Desvalorizam essa camada social, que fica propensa à exploração.
Essa relação é cíclica:
Exploração - Baixo Salário - Desvalorização - Exploração...
Você concorda com essa teoria marxista? Por quê?
(Gabriel Guilherme)
Nenhum comentário:
Postar um comentário