Filosofia, etimologicamente, significa "amor (philo) pela sabedoria (sophia)" e surgiu na Grécia Antiga. Muitas pessoas dizem filosofar, porém, não sabem nem ao menos o papel da filosofia na vida humana.
Com base na idéia de que tudo que pode ser pensado e/ou explicado é um "ser" filosófico, ou seja, existe, a filosofia tem a função de conceituar os seres, categorizando-os.
Todo "ser" possui aparência e uma essência. A segunda é a parte que classifica e individualiza o "ser" em um determinado grupo e, quando se perde, faz de um ser um "não-ser".
Confuso, né?! Não. Vamos a um exemplo prático. Quando um ser-humano perde um braço, por exemplo, ele deixa de ser humano? Não, porque o braço é parte da aparência humana. Mas, e se ele for decaptado? Nesse caso ele se torna um "não-ser-humano", pois perde a sua essência, que no nosso caso é a racionalidade, o pensamento.
Devido à essência dos seres, podemos categorizá-los. Um ser-vivo é vivo porque sua essência é o material genético; um átomo é um átomo porque sua essência é a presença de prótons; uma cadeira é uma cadeira porque sua essência é o encosto (sem encosto seria um banco, e não uma cadeira); etc.
Você concorda que a filosofia é realmente importante para nós ou continua achando banal esse assunto? Responda nos comentários.
(Gabriel Guilherme)
Adorei o blog! Vou comentar sempre!! =)
ResponderExcluirEsse post foi bom,porque eu sempre achei que a filosofia não iria acrescentar em NADA pra mim.
ResponderExcluirEu estava errado!